Mega alargamento da REDE VALORCAR

Foram recentemente integrados na REDE VALORCAR mais 77 centros de abate de Veículos em Fim de Vida (VFV) e de recolha de Resíduos de Baterias e Acumuladores (RBA), em resultado do concurso de seleção lançado pela VALORCAR no dia 5 de junho.

No âmbito deste concurso, foram recebidas 78 candidaturas, que foram avaliadas no sentido de garantir que possuem todos os licenciamentos legalmente exigidos. Adicionalmente, todas as instalações candidatas foram vistoriadas para determinar se respeitam os requisitos mínimos de operação (instalações e equipamentos) definidos recentemente pela Agência Portuguesa do Ambiente. Todo este processo de avaliação foi conduzido pela VALORCAR e auditado por uma entidade independente.

A REDE VALORCAR passou, assim, a ser constituída por 176 centros, que se encontram espalhados por todos os distritos do continente (161) e nas regiões autónomas dos Açores (12) e da Madeira (3).

Segunda vida das Baterias

As baterias de Lítio ainda conservam cerca de 70% da sua capacidade energética quando deixam de poder ser utilizadas nos veículos híbridos e elétricos. Assim, seria um desperdício enviá-las diretamente para reciclagem sem tentar aproveitá-las para outras utilizações.

Para fomentar a reutilização destas baterias e prolongar a sua vida útil, a VALORCAR estabeleceu uma parceria com uma empresa nacional que visa o seu recondicionamento e reutilização para outros fins, como por exemplo, em unidades estacionárias de armazenamento de energia de backup.

Desta forma, passou a ser possível reutilizar estas baterias no nosso país, evitando-se o seu envio para reciclagem no estrangeiro e os correspondentes impactes ambientais do seu transporte. Atualmente, não existem recicladores deste tipo de baterias em Portugal.

Colaboração na recolha de óleos usados

Um dos desafios associados à gestão dos óleos lubrificantes usados é de como garantir a recolha das pequenas quantidades que são geradas quando as pessoas mudam o óleo do carro no seu domicílio (chamado canal “do it yourself”).

Para contribuir para a solução, a VALORCAR uniu forças com a SOGILUB e está a colaborar com esta entidade numa campanha de divulgação pública e de criação de pontos de recolha de proximidade. Assim, serão distribuídos oleões pelos centros da REDE VALORCAR, onde a população em geral poderá entregar os seus óleos usados.

Ecovalor visível nas faturas

Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 152-D/2017, desde o início de 2018 que os produtores/importadores e distribuidores são obrigados a descriminar nas suas faturas de venda os ecovalores em vigor para os veículos ligeiros, as baterias, os óleos lubrificantes, os pneus, os equipamentos elétricos e eletrónicos e as embalagens.

Esta obrigação aplica-se a todas as transações entre operadores económicos, sendo facultativa nas transações com o consumidor final (exceto no caso dos pneus, em que também é obrigatório) e tem como objetivo tornar mais transparente os custos associados à recolha e reciclagem destes produtos.