REDE VALORCAR recicla mais de 85 mil VFV em 2020

Durante o ano de 2020, foram abatidos 101.378 Veículos em Fim de Vida (VFV) ligeiros em território nacional, dos quais 85.816 foram entregues em centros de abate da REDE VALORCAR. Estes números representam uma Taxa de Recolha de 84,6% e um decréscimo de 1,1% face a 2019 por parte da REDE VALORCAR.

No que respeita aos VFV recebidos a nível nacional, mantém-se a tendência de aumento da sua idade média, fixada nos 22,6 anos, o que reflete o envelhecimento do parque automóvel nacional.

À semelhança dos anos anteriores, o Opel Corsa foi o modelo mais abatido, atingindo cerca de 8,2% do volume total, seguido pelo Renault Clio (7,3%) e pelo Fiat Punto (6,6%).
Já no que respeita às marcas, a Renault foi a marca com mais unidades entregues para abate, atingindo 16,3% do volume total, seguida pela Opel (13,5%) e pela Fiat (10,8%).

Distribuição de máscaras de Proteção COVID 19

Ao longo do ano de 2020, a VALORCAR distribuiu aos centros da sua REDE e aos importadores aderentes cerca de 1.000 máscaras reutilizáveis aprovadas pelo CITEVE e fabricadas em Portugal, com proteção de nível 2 contra a COVID-19.

Para além do contributo para minimizar os efeitos da pandemia, estas máscaras visaram também sensibilizar os detentores de resíduos de baterias e acumuladores (RBA) para a sua entrega nos centros da REDE VALORCAR, promovendo o seu tratamento de forma ambientalmente correta.

Neste período, os 263 centros de recolha de RBA pertencentes à rede, que se encontram espalhados por todos os distritos do continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, recolheram mais de 18.590 toneladas de RBA.

Apoio a projeto sobre reciclagem de catalisadores

A VALORCAR apoia e colabora com a FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto num projeto de I&D sobre a reciclagem de catalisadores, fornecendo componentes deste tipo provenientes de veículos em fim de vida.

O estudo é coordenado pela Profª. Helena Soares do Departamento de Engenharia Química da FEUP e visa a separação dos metais preciosos contidos em catalisadores automóveis usados recorrendo a técnicas de hidrometalurgia.

Esta iniciativa conta também com a colaboração do centro de abate MEGAPEÇAS, LDA na disponibilização e preparação dos catalisadores usados no projeto.
Em 2020, na REDE VALORCAR, foram reaproveitadas mais de 220 t de catalisadores usados.