AS BATERIAS DE VEICULOS ELÉTRICOS TÊM MUITAS VIDAS

A VALORCAR desenvolveu um anúncio informativo sobre a recolha e reciclagem das baterias dos veículos elétricos e híbridos quando deixam de servir para este fim.

A VALORCAR assegura a recolha destas baterias, que podem ainda ser recondicionadas e usadas para armazenar energia, nomeadamente de fontes renováveis, ou recicladas em unidades especializadas. No processo de reciclagem são separados diversos metais para serem utilizados no fabrico de novos produtos.

Neste âmbito, em 2020 foram recolhidas mais de 10 t de baterias de veículos elétricos e híbridos.

A divulgação do anúncio teve início durante o passado mês de dezembro e baseou-se na imprensa escrita em publicações generalistas de grande circulação e em publicações especializadas.

REDE VALORCAR CHEGA AOS 250 CENTROS

Em 2020 foram integrados na REDE VALORCAR mais 46 centros de abate de Veículos em Fim de Vida (VFV) e de recolha de Resíduos de Baterias e Acumuladores (RBA), e mais um centro de recolha de Resíduos de Baterias e Acumuladores (RBA), em resultado do concurso de seleção lançado pela VALORCAR no dia 1 de junho desse ano.

No âmbito deste concurso foram recebidas 56 candidaturas, que foram avaliadas no sentido de garantir que possuem todos os licenciamentos legalmente exigidos. Adicionalmente, todas as instalações aprovadas foram vistoriadas para determinar se respeitam os requisitos mínimos de operação (instalações e equipamentos) definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente. Todo este processo de avaliação foi conduzido pela VALORCAR e auditado por uma entidade independente.

A REDE VALORCAR passou assim a ser constituída por 258 centros, que se encontram espalhados por todos os distritos do continente (243) e nas regiões autónomas dos Açores (11) e da Madeira (4).

FORMAÇÃO DE OPERADORES DOS CENTROS DA REDE VALORCAR EM DESMANTELAMENTO DE VEÍCULOS EM FIM DE VIDA E RECEÇÃO DE RESÍDUOS DE BATERIAS

A VALORCAR desenvolveu, em colaboração com a Safetykleen, uma formação certificada de Operador de Desmantelamento de Veículos em Fim de Vida e receção de Resíduos de Baterias, direcionada para os colaboradores dos centros da REDE VALORCAR que executam estas operações.

A primeira ação decorreu em S. Domingos de Rana (nas instalações da COMBUSTOIL - Combustíveis, Lda). Esta formação, inovadora e de caráter eminentemente prático, visa certificar as competências dos colaboradores para a execução das operações de desmantelamento de veículos em fim de vida e acondicionamento dos vários resíduos.

Para além da realização das operações de desmantelamento obrigatórias, são também abordados os seguintes temas: utilização de equipamentos de proteção individual, limpeza e organização do local de trabalho, manutenção dos equipamentos, requisitos aplicáveis ao armazenamento dos vários resíduos e coimas associadas a más práticas.