A VALORCAR inaugurou no passado dia 11 de junho uma inovadora unidade de carregamento de veículos elétricos, a qual utiliza a eletricidade produzida por painéis solares fotovoltaicos e armazenada em baterias de lítio reutilizadas de veículos elétricos. A unidade está localizada nas instalações da VALORCAR e da ACAP, em Belém, e a cerimónia de inauguração ocorreu no mesmo local, tendo sido presidida pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade.
As baterias de Lítio ainda conservam cerca de 70% da sua capacidade energética quando deixam de poder ser utilizadas nos veículos híbridos e elétricos. Assim, seria um desperdício enviá-las diretamente para reciclagem sem tentar aproveitá-las para outras utilizações.
Para fomentar a reutilização destas baterias e prolongar a sua vida útil, a VALORCAR estabeleceu uma parceria com a ZEEV que visa o seu recondicionamento e reutilização para outros fins, como por exemplo, em unidades estacionárias de armazenamento de energia.
Para dar o exemplo, a VALORCAR instalou na sua sede 62 painéis solares fotovoltaicos, com apoio de duas baterias reutilizadas (têm capacidade de armazenar cerca de 50kWh por dia), e um posto de carregamento para veículos elétricos. Este sistema fotovoltaico será capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo anual de 19 habitações familiares, e evitará a emissão de 32 toneladas de CO2.
A utilização das baterias neste sistema permitirá armazenar a eletricidade para quando ela for necessária, como por exemplo para carregar veículos elétricos. Quando se utiliza um posto de carregamento conjuntamente com uma instalação fotovoltaica em regime de autoconsumo, e considerando 100% do carregamento da bateria do veículo com base no solar fotovoltaico, o custo de “abastecimento” passa quase para zero e desta forma não só se geram poupanças financeiras muito significativas como a pegada ambiental referente à utilização é quase nula.
Estima-se que com esta instalação a VALORCAR evitará comprar à rede o equivalente a 32 MWh, gerando uma poupança anual de eletricidade na ordem dos 5.200€, o que se traduz numa recuperação do investimento em cerca de oito anos.
De certeza que já ouviu falar do conceito de “economia circular”, não já? É esse o dia a dia dos centros da REDE VALORCAR, recuperando os componentes/materiais dos VFV e enviando- os para reciclagem. Ora, como estávamos a pensar em refrescar a imagem, passámos da ideia à prática.
Neste momento, já circulam mais de 40 mil veículos híbridos e elétricos nas estradas portuguesas. Estes veículos encontram-se equipados, na sua grande maioria, com baterias de iões de Lítio que chegam a pesar 600 kg e a ultrapassar os 400 Volt de tensão elétrica.
Pelas mais variadas razões, nomeadamente devido a acidentes rodoviários, estes veículos já começam a chegar aos centros de abate (em 2018 os centros da REDE VALORCAR desmantelaram 16 veículos elétricos). Por outro lado, estas baterias, que têm uma vida útil de cerca de 10 anos, também já começam a ter de ser substituídas em alguns casos (em 2018 a REDE VALORCAR recolheu seis destas baterias em concessionários auto).
Assim, a VALORCAR organizou um curso de formação sobre como desmantelar adequadamente as baterias destes veículos, tomando todas as precauções quanto aos riscos de eletrocussão e de incêndio. O curso foi ministrado pela EVolution, tendo sido realizadas 11 sessões em Lisboa, na Batalha e no Porto, onde participaram 118 formandos oriundos de 82 centros da REDE VALORCAR.