FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DOS CENTROS DA REDE VALORCAR EM SISTEMAS DE AR CONDICIONADO EM VEÍCULOS

Os colaboradores dos centros de desmantelamento que removem o fluido de ar condicionado dos veículos em fim de vida (operação de despoluição obrigatória) devem possuir um atestado de formação de técnico para intervenções em sistemas de ar condicionado instalados em veículos a motor atribuído por uma entidade formadora certificada.

Para ajudar os centros da REDE VALORCAR a assegurar o cumprimento deste requisito, a VALORCAR organizou, em colaboração com a Saber Sem Limites – Formação Profissional Lda, 2 formações, uma em Torres Novas e outra em Sta. Maria da Feira (nas instalações da L. M. & J. - Autopeças, Lda).

Estas formações permitiram a formação de 26 técnicos.

VALORCAR ATRIBUI CONTENTORES DE BATERIAS AOS CENTROS DA REDE

A VALORCAR, dando continuidade a uma iniciativa iniciada em 2016, distribuiu este ano 182 contentores novos adequados ao armazenamento de resíduos de baterias e acumuladores (RBA), por 43 centros da REDE VALORCAR.

O maior risco ambiental associado à gestão destes resíduos é o derrame do seu eletrólito, que é normalmente uma solução de ácido sulfúrico. Por essa razão, é muito importante que as baterias sejam acondicionadas corretamente, dentro de contentores estanques. Para minimizar esse risco e sensibilizar os diversos intervenientes na cadeia de recolha de RBA (distribuidores, oficinas, transportadores, centros de recolha, ...) a VALORCAR, neste âmbito, já distribuiu um total de 799 contentores estanques novos pelos centros da REDE VALORCAR.

RECICLAGEM DE BATERIAS DE VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

Nos últimos anos, a VALORCAR tem apoiado e colaborado com o IST - Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em diversas ações de investigação no âmbito da reciclagem de baterias, fornecendo módulos de iões de lítio (Li-ion) e de níquel-hidreto metálico (Ni-MH) provenientes de veículos híbridos e elétricos.

Nos estudos mais recentes, coordenados pela Prof. Dr. Fernanda Margarido do Departamento de Engenharia Mecânica do IST, caracterizaram-se as composições físico-química destes módulos de baterias e avaliou-se o seu potencial de reciclagem, nomeadamente através do processamento hidrometalúrgico.

Pode consultar aqui o primeiro estudo realizado neste âmbito, relativo à reciclagem de baterias de iões de lítio, o qual foi distinguido com um prémio atribuído pela Ordem dos Engenheiros: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1970719973967729/DISSERTACAO%20MELISSA%20FINAL.pdf