Centros da REDE VALORCAR com melhor classificação em 2021

A VALORCAR classifica o desempenho anual dos centros da REDE VALORCAR em cinco categorias (A,B,C,D,E), tendo em conta indicadores como o número de VFV e de RBA recebidos, a quantidade de materiais/componentes recuperados e enviados para reutilização, reciclagem ou valorização energética.

Contam também para esta classificação os resultados obtidos nas visitas não anunciadas e auditorias que a VALORCAR realiza a estes centros com o objetivo de avaliar a qualidade do seu serviço, bem como as respetivas certificações em ambiente (ISO 14001), qualidade (ISO 9001), segurança e saúde (ISO 45001) e EMAS (Regulamento 1221/2009).

Dos 182 centros da REDE VALORCAR classificados em 2021, destacam-se os cinco com melhor classificação:
• RESICORREIA – Gestão e Serviços de Ambiente, Lda (Sertã)
• METAIS JAIME DIAS, SA (Guidões - Trofa)
• SERVCARROS - Comercialização, Importação e Exportação De Veículos e Peças, Lda (Palmeira de Faro)
• RDUZ – Gestão Global de Resíduos, SA (Argivai – Póvoa de Varzim)
• GONÇALO E SIMÃO, Lda (Barco)

Avaliação dos POP em resíduos dos VFV

No âmbito da aplicação do Regulamento (UE) 2019/1021 pela Agência Portuguesa do Ambiente, a VALORCAR promoveu um estudo de Avaliação de Substâncias Poluentes Orgânicos Persistentes (POP) em Veículos em Fim de Vida (VFV).

O Regulamento obriga à destruição térmica dos resíduos quando estes apresentam concentrações de POP superiores a determinados valores limite. Dado não ser conhecida informação sistematizada sobre a presença de POP em veículos (por componente, marca e modelo) que permita realizar a separação dos componentes contendo estas substâncias na fase de desmantelamento, o desenvolvimento do estudo incidiu na quantificação da presença de POP nas frações e/ou componentes recuperados de VFV pelos Fragmentadores mediante recolha de amostras de frações de resíduos de fragmentação de VFV e posterior análise laboratorial. Foram realizados ensaios de fragmentação de VFV em 3 fragmentadores da REDE VALORCAR.

Os resultados evidenciaram a presença de substâncias POP em concentrações inferiores aos valores limite indicados no Regulamento (UE) 2019/1021.

REDE VALORCAR ultrapassa os 350 centros

No decorrer de 2022, foram admitidos na REDE VALORCAR mais 57 centros de abate de Veículos em Fim de Vida (VFV) e de recolha de Resíduos de Baterias e Acumuladores (RBA), e mais 21 centros de recolha de Resíduos de Baterias e Acumuladores (RBA).

A REDE VALORCAR passou assim a ser constituída por 370 centros de recolha de Resíduos de Baterias e Acumuladores (RBA), que se encontram espalhados por todos os distritos do continente (351) e pelas regiões autónomas dos Açores (12) e da Madeira (7). Destes 370 centros, 318 são também centros de abate de Veículos em Fim de Vida (VFV).

Durante o primeiro semestre de 2022, os centros da REDE VALORCAR abateram 60.093 Veículos em Fim de Vida, valor que representa um aumento de 6,1% face ao período homólogo de 2021.