A VALORCAR mantém a aposta na formação dos colaboradores dos centros da REDE VALORCAR. Em 2024 foram realizadas as seguintes ações de formação certificada: 6 ações sobre remoção e abertura de baterias de veículos elétricos (em colaboração com a EVolution, a Bombóleo e a Saber Sem Limites), 8 ações de Operador de Desmantelamento de Veículos em Fim de Vida e Receção de Resíduos de Baterias (em colaboração com a Safetykleen e a Saber Sem Limites) e 2 cursos de Técnico de Intervenção em Sistemas de Ar Condicionado Automóvel (em colaboração com a Saber Sem Limites).
Estas formações tiveram um caráter eminentemente prático, tendo decorrido em instalações de centros de abate ou oficinas especializadas, localizados nos distritos de Aveiro, Braga, Faro, Lisboa, Porto, Santarém e Vila Real e na região Autónoma da Madeira, e contaram com a participação de mais de 130 formandos de vários centros da REDE VALORCAR.
Foram também organizadas 1 sessão sobre os Requisitos Administrativos Aplicáveis à gestão de veículos em fim de vida e de resíduos de baterias pelos centros, em formato de vídeo conferência, que contou com mais de 100 participantes e 2 ações sobre transporte de mercadorias perigosas – certificação ADR Base (em colaboração com a Logisformação).
Durante o ano de 2024, foram abatidos 107.988 Veículos em Fim de Vida (VFV) ligeiros em território nacional, um número que representa um aumento de 6,6% face a 2023.
No que respeita aos VFV recebidos a nível nacional, mantém-se a tendência de aumento da sua idade média, fixada nos 24,7 anos, o que reflete o envelhecimento do parque automóvel nacional.
À semelhança dos anos anteriores, o Opel Corsa foi o modelo mais abatido, atingindo cerca de 8,1% do volume total, seguido pelo Renault Clio (7,5%) e pelo Fiat Punto (5,6%).
Já no que respeita às marcas, a Renault foi a marca com mais unidades entregues para abate, atingindo 16,5% do volume total, seguida pela Opel (13,7%) e pela Fiat (8,6%).