Já foi concluída a campanha de processamento de VFV promovida pela VALORCAR para aferir o teor metálico médio dos VFV em Portugal.
Nesta campanha, que contou com o apoio da 3Drivers, foram realizados ensaios de desmantelamento e fragmentação de VFV, que envolveram a participação dos seguintes operadores da REDE VALORCAR:
Os resultados obtidos permitiram apurar um teor metálico médio de 74,97%. Este valor deverá passar a ser utilizado na avaliação dos objetivos de reciclagem e valorização dos VFV em Portugal.
A VALORCAR e a VALORPNEU, em conjunto com a SOGILUB (entidade gestora de óleos lubrificantes usados), desenvolveram uma infografia sobre a importância do automóvel na economia circular.
Esta ação conjunta resultou duma iniciativa da SOGILUB e pretendeu comunicar ao público em geral o elevado nível de reaproveitamento já atingido na gestão dos resíduos do setor automóvel em Portugal, as quantidades recicladas e exemplos das novas aplicações dadas aos resíduos.
A rede de recolha de veículos em fim de vida e de resíduos de baterias gerida pela VALORCAR já recolheu 833 mil veículos e 13 350 mil baterias. Destes, foram enviadas para reciclagem, respetivamente, 544 500 t (p. ex. para produção de vigas para a construção civil) e 132 000 t (p. ex. fabrico de novas baterias) de materiais diversos.
O sistema gerido pela VALORPNEU já recolheu 130 300 mil pneus. Destes 285 000 t foram enviadas para recauchutagem, 750 000 t foram usadas como matéria prima em novos produtos (p. ex. em campos de futebol de relva sintética) e 480 000 t foram usadas como combustível.
O sistema gerido pela SOGILUB já recolheu 389 mil toneladas de óleos lubrificantes usados. Destas, 182 000 t foram enviados para reciclagem.
A divulgação da infografia foi baseada na imprensa escrita através de anúncios em publicações generalistas de grande circulação e da inserção de encartes em publicações especializadas.
Durante o ano de 2019 foram abatidos 111.112 Veículos em Fim de Vida (VFV) em território nacional, dos quais 86.739 foram entregues em centros de abate da REDE VALORCAR. Estes números representam uma Taxa de Recolha de 78,1% e um aumento de 11,8% face a 2018 por parte da REDE VALORCAR.
No que respeita aos VFV recebidos a nível nacional, mantém-se a tendência de aumento da sua idade média, fixada nos 22 anos, o que reflete o envelhecimento do parque automóvel nacional. À semelhança dos anos anteriores, o Opel Corsa foi o modelo com mais unidades entregues para abate, atingindo cerca de 8,2% do volume total, seguido pelo Renault Clio e pelo Fiat Punto.
Ao nível do reaproveitamento dos materiais dos VFV, o ano de 2019 fica marcado pelo melhor resultado de sempre no que se refere ao reaproveitamento dos materiais dos VFV, tendo sido alcançada uma taxa de reutilização/reciclagem de 88,0% e de reutilização/valorização de 96,5% (peso médio de cada VFV que é reaproveitado). Desta forma, ultrapassaram-se largamente os objetivos de reutilização/reciclagem (85%) e de reutilização/valorização (95%) previstos na legislação comunitária.