RECUPERAÇÃO APÓS CONFINAMENTO

No mês de junho, a atividade dos centros de abate da Rede Valorcar manteve a tendência positiva, iniciada em maio, de recuperação dos efeitos da grave situação de epidemia por COVID-19 vivida em Portugal. Em junho, os centros da Rede VALORCAR abateram 6.552 veículos, ou seja, apenas menos 0,8% do que em igual período de 2019 (em maio a quebra tinha sido de - 21,6 %).

Assinalamos que no mês de abril, o estado de emergência condicionou fortemente a atividade destas empresas, o que fez com que os centros da Rede Valorcar sofressem uma quebra de 56,3% em relação a 2019.

CONCURSO DE SELEÇÃO DE NOVOS CENTROS PARA REDE VALORCAR

A VALORCAR abriu em junho um novo concurso para a seleção de centros de desmantelamento de Veículos em Fim de Vida (VFV) e/ou de recolha de Resíduos de Baterias e Acumuladores (RBA). À semelhança de concursos anteriores, este concurso abrangeu todo o país (todo o território do continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira) e não teve número de vagas limitado. Até ao momento, já foram recebidas 53 candidaturas. Este interesse é revelador das vantagens usufruídas pelos centros integrados na REDE VALORCAR, designadamente: incentivos financeiros ao encaminhamento de resíduos como as baterias e os óleos, apoio ao cumprimento dos requisitos técnicos e jurídicos em vigor, acesso aos concursos de alienação de VFV lançados por inúmeras entidades, elaboração e envio à APA da declaração anual comprovativa do cumprimento das metas de reciclagem e valorização prevista nos requisitos de qualificação, entre outras vantagens.

MAIS DE 20 MIL TONELADAS DE BATERIAS RECOLHIDAS EM 2019

Em 2019 a REDE VALORCAR recolheu um total de 20.734 toneladas de Resíduos de Baterias e Acumuladores de chumbo-ácido, o que representou um crescimento homólogo de 7,6 % e permitiu atingir uma taxa de recolha de 101,0% (cumprindo a meta definida na legislação, que é de 98%). Estes resíduos foram enviados para reciclagem em 4 unidades industriais especialmente vocacionadas para esta atividade, duas localizadas em território nacional e as restantes em Espanha.

Foram também recolhidas cerca de 6 toneladas de Resíduos de Baterias e Acumuladores de iões de lítio (utilizadas nos veículos híbridos e elétricos). O principal destino destas baterias consistiu na sua reutilização em unidades estacionárias de armazenamento de energia.