Teste de contentor para transporte e armazenamento de baterias de iões de lítio

Na sequência da iniciativa desenvolvida pela VALORCAR de construção de um contentor para o transporte e acondicionamento de resíduos de baterias de iões de lítio, em estado crítico, provenientes de veículos elétricos, foram recentemente realizados testes para aferir o seu comportamento na eventualidade de a bateria se incendiar.

Nestes testes foram avaliadas a capacidade de isolamento térmico e a estanquicidade, à libertação de chamas para o exterior do contentor, quando ocorre a combustão de módulos de baterias no seu interior. Os resultados permitiram confirmar a boa capacidade de isolamento térmico e identificar alguns aspetos a melhorar em novos contentores.

O contentor foi concebido e fabricado pela SOPINAL, tendo os testes sido realizados pelo Centro de Estudos Sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial.

VALORCAR atribui contentores de baterias

A VALORCAR, dando continuidade a uma iniciativa iniciada em 2016, distribuiu este ano 193 contentores novos adequados ao armazenamento de resíduos de baterias de chumbo (RB), por 58 centros da REDE VALORCAR e um reciclador.

O maior risco ambiental associado à gestão destes resíduos é o derrame do seu eletrólito, que é normalmente uma solução de ácido sulfúrico. Por essa razão, é muito importante que as baterias sejam acondicionadas corretamente, dentro de contentores estanques.

Para minimizar esse risco e sensibilizar os diversos intervenientes na cadeia de recolha de RB (distribuidores, oficinas, transportadores, centros de recolha, ...) a VALORCAR, neste âmbito, já distribuiu um total de 1560 contentores estanques novos pelos centros da REDE VALORCAR.

Sessão sobre abate de veículos com APA e FCT-UNL

No dia 06 de novembro, a VALORCAR promoveu uma sessão técnica sobre os procedimentos administrativos e operacionais associados ao abate de veículos, na qual participaram colaboradores da Agência Portuguesa do Ambiente - APA, bem como alunos e docentes do curso de Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Durante esta iniciativa, que decorreu em Camarate nas instalações do centro MÁRIO GUIOMAR, foram descritos os procedimentos administrativos associados à emissão do certificado de destruição na Plataforma Nacional de Emissão de Certificados de Destruição, a ligação informática entre esta plataforma e o sistema informático do Instituto da Mobilidade e dos Transportes - IMT, e acompanhadas as operações de despoluição/desmantelamento obrigatórias. Foram também abordados diversos temas relacionados com a gestão de Veículos em Fim de Vida e de Resíduos de Baterias.