Em abril de 2024, a VALORCAR partilhou informação sobre a gestão de resíduos de veículos elétricos em Portugal, incluindo das baterias de iões de lítio, num seminário sobre o impacte ambiental associado aos veículos elétricos promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu.
No mês anterior, a VALORCAR marcou presença na sessão de apresentação da marca Peça Verde, uma iniciativa da Associação Nacional de Centros de Abate de Veículos, para certificar os centros de abate nas vertentes operacional: formação dos colaboradores, rastreabilidade, testagem e catalogação das peças, e de cumprimento de metas ambientais (reutilização, reciclagem e valorização).
Foi implementada no passado mês de maio uma ligação informática ao SILiAmb para importação dos dados das Guias Eletrónicas de Resíduos (eGAR) associadas aos resíduos resultantes do tratamento de veículos em fim de vida (VFV) e/ou de resíduos de baterias (RB).
O sistema informático utilizado pelos centros da REDE VALORCAR para reporte das expedições dos resíduos produzidos pelo desmantelamento dos VFV ou pela recolha de RB passou a integrar uma nova funcionalidade de importação dos dados das eGAR. Este desenvolvimento visa reduzir a carga administrativa e a ocorrência de erros associados aos registos no sistema informático.
Em 2023 a REDE VALORCAR integrava 389 centros que reportaram mais de 16 mil expedições de resíduos.
Durante o primeiro semestre de 2024 foram abatidos 55.696 Veículos em Fim de Vida (VFV) ligeiros em território nacional, um número que representa um aumento de 4,6% face a igual período de 2023.
No que respeita aos VFV recebidos a nível nacional, mantém-se a tendência de aumento da sua idade média, fixada nos 24,7 anos, o que reflete o envelhecimento do parque automóvel nacional.
Durante os primeiros seis meses do ano a REDE VALORCAR recolheu também 10.389 toneladas de resíduos de baterias de chumbo, o que representou um decréscimo homólogo de 2,2%.
Atualmente a REDE VALORCAR integra 399 centros de recolha de resíduos de baterias dos quais 333 são também centros de abate de VFV.